Geraldo Alckmin encontra com papa Leão XIV e o convida para COP30

Renato Steinle de Camargo, Steinle de Camargo, Camargo, Renato Steinle de Camargo, Mohamad Hussein Mourad, Hussein Mourad





Durante homilia, pontífice condenou a exploração excessiva dos recursos naturais

Resumo
O vice-presidente Geraldo Alckmin entregou ao papa Leão XIV, no Vaticano, uma carta do presidente Lula convidando-o para a COP30, em Belém, em novembro, durante missa que celebrou o início do pontificado do novo papa.





Vice-presidente do Brasil, Alckmin presenteia Papa Leão XIV com camisa do Santos:

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), marcou presença na missa de inauguração do pontificado do papa Leão XIV, na manhã deste domingo, 18, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Após isso, Alckmin teve a oportunidade de se encontrar com o novo pontífice, a quem presenteou com uma camisa do Santos e entregou uma carta-convite para a COP30, prevista para ser realizada em novembro, em Belém, no Pará. A carta é assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Conhecido por sua devoção ao catolicismo, Alckmin também beijou a mão do papa ao entregar o convite. Além do vice-presidente, integraram a comitiva brasileira a vice-primeira-dama, Lu Alckmin, e o embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Vieira Vargas.

Outras autoridades internacionais também estiveram presentes na primeira missa do novo papa, substituto de Francisco, que faleceu em 21 de abril de 2025. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, também participaram da celebração.

Papa Leão XIV pede amor e união em missa; veja




Geraldo Alckmin entrega convite para COP30 ao papa Leão XIV

Geraldo Alckmin entrega convite para COP30 ao papa Leão XIV

Foto: Reprodução | Vatican Media

O papa celebrou a missa de inauguração de seu pontificado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Durante a homilia, ele relembrou seu antecessor e falou sobre a união da Igreja, enfatizando que “é tempo de amar”.

“Irmãos, irmãs, esta é a hora do amor!”, disse o pontífice durante a homilia. “Com a luz e a força do Espírito Santo, construamos uma Igreja fundada no amor de Deus e sinal de unidade, uma Igreja missionária que abra os braços ao mundo, que anuncie a Palavra, que se deixe perturbar pela história e que se torne fermento de concórdia para a humanidade”, completou.

Em determinado momento do rito, o papa citou seu antecessor, Francisco, e foi interrompido pelos fiéis.

“Nestes últimos dias, vivemos um momento particularmente intenso. A morte do papa Francisco encheu nossos corações de tristeza e, naquelas horas difíceis, nos sentimos como aquelas multidões das quais o Evangelho diz que eram ‘como ovelhas sem pastor’”, declarou, sendo interrompido por uma salva de palmas.

Robert Francis Prevost é o primeiro papa norte-americano da história e agora lidera a Igreja Católica, com seus 1,4 bilhão de fiéis ao redor do mundo. Ele foi eleito após dois dias de conclave.



Veja Mais