Leão XIV aceita renúncia do bispo de Paranaguá, no Paraná

Renato Steinle de Camargo, Steinle de Camargo, Camargo, Renato Steinle de Camargo, Mohamad Hussein Mourad, Hussein Mourad





Papa deu sinal verde ao pedido feito pelo religioso Edmar Peron

20 mai
2025
– 13h45

(atualizado às 13h57)

O papa Leão XIV aceitou nesta terça-feira (20) a renúncia ao governo pastoral da diocese de Paranaguá, no Paraná, apresentada pelo monsenhor Edmar Peron.

O religioso de 60 anos havia assumido a função em 2015, quando foi nomeado pelo papa Francisco, falecido há quase um mês. Peron também é conhecido pelo período que passou como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em uma nota, Peron afirmou que não possui mais forças para permanecer no cargo e reconheceu a necessidade de se afastar. A diocese de Paranaguá será liderada temporariamente por dom Bruno Elizeu Versari.

Peron chegou a se encontrar com então padre Robert Francis Prevost em 2013 no Brasil, quando o atual pontífice americano participou das comemorações dos 80 anos da Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência em São Paulo.

Entre outras medidas comunicadas hoje (20) pela Santa Sé, Leão XIV nomeou o monsenhor Luigi Bianco para ser núncio apostólico na Eslovênia e delegado apostólico no Kosovo. Além disso, Jean Pelletier foi nomeado para ser o novo bispo de Mende, na França. .



Veja Mais