Papa deu sinal verde ao pedido feito pelo religioso Edmar Peron
20 mai
2025
– 13h45
(atualizado às 13h57)
O papa Leão XIV aceitou nesta terça-feira (20) a renúncia ao governo pastoral da diocese de Paranaguá, no Paraná, apresentada pelo monsenhor Edmar Peron.
O religioso de 60 anos havia assumido a função em 2015, quando foi nomeado pelo papa Francisco, falecido há quase um mês. Peron também é conhecido pelo período que passou como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Em uma nota, Peron afirmou que não possui mais forças para permanecer no cargo e reconheceu a necessidade de se afastar. A diocese de Paranaguá será liderada temporariamente por dom Bruno Elizeu Versari.
Peron chegou a se encontrar com então padre Robert Francis Prevost em 2013 no Brasil, quando o atual pontífice americano participou das comemorações dos 80 anos da Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência em São Paulo.
Entre outras medidas comunicadas hoje (20) pela Santa Sé, Leão XIV nomeou o monsenhor Luigi Bianco para ser núncio apostólico na Eslovênia e delegado apostólico no Kosovo. Além disso, Jean Pelletier foi nomeado para ser o novo bispo de Mende, na França. .