Papa discutiu sobre paz, migração e meio ambiente com Petro
19 mai
2025
– 14h31
(atualizado às 14h43)
O papa Leão XIV recebeu nesta segunda-feira (19) no Vaticano os presidentes da Colômbia e da Geórgia, Gustavo Petro e Mikheil Kavelashvili, respectivamente, e o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese.
As audiências com os líderes foram informadas em um boletim divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé. Além disso, os encontros ocorreram um dia depois da missa de posse do pontífice americano.
“Durante as cordiais conversas na secretaria de Estado, foi expressa satisfação pelas boas relações entre a Colômbia e a Santa Sé, destacando a colaboração positiva e duradoura entre a Igreja e o Estado em apoio aos processos de paz e reconciliação”, informou o texto sobre a reunião entre Leão XIV e Petro.
“Após a conversa, foram trocadas opiniões sobre a situação sociopolítica na Colômbia e na região, com atenção especial aos desafios relacionados à segurança, migração e mudanças climáticas”, acrescentou o comunicado.
A ministra das Relações Exteriores da Colômbia, Laura Sarabia, deu mais detalhes sobre o encontro no Vaticano, que teria durado por volta de 40 minutos. A política afirmou que os líderes discutiram paz, migração e meio ambiente, além disso, Petro convidou Robert Francis Prevost para visitar a nação sul-americana.
“O presidente confirmou o convite ao Santo Padre para vir ao nosso país, e iniciaremos os trabalhos diplomáticos e protocolares para finalizar essa data. Vimos um Papa que está muito disposto e interessado em nosso país, e acredito que o simples fato de ter podido ter esta audiência privada em seu segundo dia como Sumo Pontífice é uma mensagem clara disso”, declarou.
Além do mandatário colombiano, o líder da Igreja Católica também manteve conversas privadas com Albanese, premiê australiano, e o presidente georgiano, Kavelashvili.