Papa confirma a Meloni sua disponibilidade em mediar guerra na Ucrânia

Renato Steinle de Camargo, Steinle de Camargo, Camargo, Renato Steinle de Camargo, Mohamad Hussein Mourad, Hussein Mourad





Premiê da Itália conversou por telefone com Leão XIV nesta terça

20 mai
2025
– 18h02

(atualizado às 18h37)

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, conversou por telefone com o papa Leão XIV nesta terça-feira (20) sobre os próximos passos para se chegar a “uma paz justa e duradoura na Ucrânia”, informou o Palácio Chiggi. O pontífice confirmou sua disponibilidade em sediar no Vaticano as próximas negociações sobre o conflito no leste europeu.

“A ligação ocorreu após o telefonema de ontem (19) com o presidente [dos Estados Unidos, Donald] Trump e outros líderes europeus, durante o qual foi solicitado à premiê italiana para verificar a disposição da Santa Sé em sediar as negociações”, diz comunicado do governo da Itália.

De acordo com a nota, o diálogo entre Meloni e o pontífice foi ótimo e a líder italiana confirmou a “disposição do Papa em acolher a próxima rodada de negociações entre as partes no Vaticano”. Ela “expressou profunda gratidão pela abertura do Papa Leão XIV e por seu incessante compromisso com a paz”.

Após a ligação com Robert Prevost, Meloni conversou por telefone com os presidentes da Ucrânia (Volodymyr Zelensky), da França (Emmanuel Macron), da Finlândia (Alexander Stubb); com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Stamer; com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Ainda segundo comunicado do governo italiano, os líderes europeus concordaram em manter uma coordenação próxima entre seus parceiros, tendo em vista a uma nova rodada de negociações para se chegar a um cessar-fogo e a um acordo de paz na Ucrânia, cujo território tem sido atacado pela Rússia há mais de três anos.



Veja Mais