Papa discute guerras e relações EUA-Vaticano com vice de Trump

Renato Steinle de Camargo, Steinle de Camargo, Camargo, Renato Steinle de Camargo, Mohamad Hussein Mourad, Hussein Mourad





Leão XIV recebeu J.D Vance um dia após sua missa de posse

O papa Leão XIV recebeu na manhã desta segunda-feira (19) o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, no Vaticano, para discutir diversos temas, incluindo os conflitos deflagrados pelo mundo e os direitos humanitários.

    O encontro acontece um dia após a missa de posse do primeiro pontífice nascido nos EUA da história da Igreja Católica, que apelou pela paz, amor e unidade para a humanidade e condenou o sistema econômico que explora os recursos da terra e marginaliza os pobres.

    Segundo a Santa Sé, os líderes discutiram atualidades da política internacional, a colaborações entre a Igreja e o Estado, bem como algumas questões de especial relevância para a vida eclesial e a liberdade religiosa.

    Durante “os cordiais debates” na Secretaria de Estado, a satisfação pelas boas relações bilaterais também foi renovada”.

    Além disso, Leão XIV transmitiu seu “desejo expresso de que se respeite o direito humanitário e o direito internacional nas áreas de conflito e de uma solução negociada entre as partes envolvidas”.

    A troca de opiniões ocorre um dia depois de Robert Francis Prevost se reunir com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e ter feito novos apelos por uma “paz justa e duradoura” na guerra deflagrada pela Rússia há mais de três anos.

    Vance também conversou com Zelensky no último domingo (18), em Roma, antes do telefonema entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin, que deve ocorrer hoje, e de uma reunião trilateral com a premiê italiana, Giorgia Meloni, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

    Negociações diretas entre a Ucrânia e a Rússia para tentar alcançar um acordo de cessar-fogo no conflito foram iniciadas na semana passada, após semanas de insistência de Trump.

    No Vaticano, o Vance também conversou com o arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário do Vaticano para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais, com quem reiterou as boas relações bilaterais entre a Santa Sé e os Estados Unidos.

    .



Veja Mais