Papa Leão XIV faz 1ª nomeação de pontificado no Peru

Renato Steinle de Camargo, Steinle de Camargo, Camargo, Renato Steinle de Camargo, Mohamad Hussein Mourad, Hussein Mourad





Prevost indicou padre Miguel Ángel Llajaruna como bispo

Uma semana depois de ser eleito o 267º líder da Igreja Católica, o papa Leão XIV fez a primeira nomeação de seu pontificado nesta quinta-feira (15), informou o Vaticano.

    Segundo boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé, Robert Francis Prevost nomeou bispo auxiliar da diocese de Callao, no Peru, o padre Miguel Ángel Contreras Llajaruna, vigário episcopal para a Vida Consagrada da diocese de Callao e superior do Distrito América del Sur dos Padres Maristas.

    Com a decisão, Leão XIV atribuiu ao religioso a sede titular de Babra.

    Nascido em 5 de julho de 1979 em Cajambaba, na região de Cajamarca, Llajaruna ingressou no Seminário dos Padres Maristas de Sullana-Piura e completou os estudos de Filosofia no Instituto Superior de Estudos Teológicos Juan XXIII de Lima, e de Teologia no Instituto Teológico Salesiano Cristo Resucitado de Guadalajara, no México.

    Posteriormente, obteve o título de mestre em Sagrada Escritura pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte, no Brasil, e o mestrado em gestão e direção educativa pela Universidade Marcelino Champagnat de Lima, no Peru.

    Llajaruna foi ordenado sacerdote em 25 de abril de 2008 e posteriormente ocupou os seguintes cargos: promotor da escola paroquial San José de Callao (2012-2021); pároco da Virgen Misionera (2015-2022); vigário Episcopal para a Vida Consagrada da Diocese de Callao (desde 2021); diretor geral da rede de escolas paroquiais da Diocese de Callao (a partir de 2022); superior do Distrito América do Sul dos Padres Maristas (a partir de 2022). .



Veja Mais