Filme ‘Conclave’ aumentou o interesse dos entrevistados pelo tema
14 mai
2025
– 17h52
(atualizado às 18h12)
Resumo
Pesquisa revela que 56% dos brasileiros aprovam a escolha do papa Leão XIV, influenciados pelo interesse crescente após assistirem ao filme “Conclave”.
Uma pesquisa realizada pela Sherlock Communications apontou que 56% dos brasileiros aprovaram a escolha do papa Leão XIV como novo líder da Igreja Católica. Anunciado no dia 8 de maio, Robert Francis Prevost é o primeiro estadunidense a assumir o posto.
O filme vencedor do Oscar, Conclave (2024), teve um papel importante entre os entrevistados. 64% deles assistiram ao filme. Destes, 88% foram influenciados pela película a se interessarem mais pelo tema e 32% afirmaram que o filme despertou a curiosidade sobre como é conduzido um conclave.
Já 25% dos entrevistados disseram que o longa-metragem os ajudou a entender melhor o funcionamento da votação, enquanto 31% passaram a acompanhar de perto as notícias sobre o conclave. A pesquisa contou com a participação de 470 pessoas de várias partes do Brasil, para entender a percepção delas sobre o tema.
“A pesquisa, inicialmente, nos mostra que o cinema, quando conectado com a realidade, tem um papel poderoso. O aumento do interesse dos brasileiros pelo conclave desperta curiosidade e debate público. A expectativa agora é compreender como a audiência irá reagir aos próximos passos do novo líder da Igreja Católica”, explicou Patrick O’Neill, sócio e co-fundador da Sherlock Communications.
No que se refere ao processo de votação, 51% dos participantes gostariam de saber quais as qualidades consideradas essenciais em um novo papa, enquanto 49% relataram ter curiosidade sobre como os cardeais chegam à decisão final.
Mais da metade dos entrevistados considerou que o papa Leão XIV foi uma boa escolha, no entanto, 27% alegaram que preferem esperar como será o papado antes de tomar uma posição final. Além disso, 5% estavam torcendo para que outro cardeal fosse escolhido e 2% acham que não foi uma boa escolha.
O nome escolhido pelo pontífice também ganhou o gosto dos brasileiros. Para 41% dos entrevistados, a escolha do nome “Leão” foi interessante e gerou curiosidade sobre o seu significado. Outros 36% afirmaram que gostaram –e parece ser um nome respeitoso–, enquanto 7% não aprovaram o nome escolhido por Prevost.
Veja outros dados apontados pela pesquisa:
- Quando questionados sobre qual nome escolheriam para o Papa: 13% citaram Francisco, 7% João Paulo e 6% Pedro;
- 36% dos entrevistados responderam que não assistiram ao filme Conclave (2024) ou não se interessam pelo tema;
- 3% não sabiam que um novo Papa havia sido escolhido;
- 20% dos entrevistados gostariam que a igreja levasse em consideração um Papa com perfil conservador e tradicional, enquanto 15% quiseram um Papa com um perfil mais liberal.