Republicanos expressam preocupações com plano de Trump de aceitar avião do Catar

Renato Steinle de Camargo, Steinle de Camargo, Camargo, Renato Steinle de Camargo, Mohamad Hussein Mourad, Hussein Mourad





Vários congressistas republicanos levantaram preocupações nesta terça-feira sobre o desejo do presidente dos EUA, Donald Trump, de aceitar um avião de US$400 milhões do Catar, com pelo menos um deles observando que isso poderia representar um risco à segurança.

Trump disse na segunda-feira que seria “estúpido” recusar a oferta do Qatar do avião Boeing 747-8, que seria usado como o Air Force One, o jato em que os presidentes norte-americanos viajam quando voam ao redor do mundo.

“Haverá muita análise”, disse o líder da maioria republicana no Senado, John Thune, de Dakota do Sul, a repórteres. “Há muitas e muitas questões em torno disso, que acredito que atrairão questionamentos muito sérios.”

O presidente do Comitê de Comércio do Senado, Ted Cruz, do Texas, um republicano que há muito tempo critica a política externa do Catar, disse à CNBC que tinha preocupações sobre tal acordo.

“O avião representa problemas significativos de espionagem e vigilância, então veremos como essa questão se desenrola”, disse.

O Departamento de Defesa já está em processo de aquisição de um substituto para o atual e envelhecido Air Force One, com entrega pela Boeing dentro de alguns anos.

O líder democrata do Senado, Chuck Schumer, prometeu bloquear todos os indicados de Trump ao Departamento de Justiça até que a agência informe o que sabe sobre a oferta do Catar. Três indicações estão atualmente no Senado.

“O procurador-geral deve testemunhar perante a Câmara e o Senado para explicar por que presentear Donald Trump com um jato particular não viola a cláusula de emolumentos (da Constituição dos EUA), que exige aprovação do Congresso”, disse ele em um discurso ao Senado.

Schumer, de Nova York, afirmou que quer respostas sobre se o governo do Catar pagará pelas modificações na aeronave necessárias para proteger o presidente, proteger as comunicações e fornecer configurações especiais para o que é, na prática, um espaço de trabalho aéreo do Salão Oval.

Se o governo dos EUA deve arcar com esses custos, disse Schumer, “por que os contribuintes americanos estão sendo solicitados a gastar centenas de milhões de dólares ou mais em um avião que só será usado por um ou dois anos?”

Um porta-voz da Casa Branca disse na segunda-feira que os detalhes da doação ainda estavam sendo acertados. Um novo 747-8 comercial custa aproximadamente US$400 milhões.

Especialistas externos em ética listaram uma série de atividades de Trump que podem indicar que o presidente está usando seu cargo para enriquecer a si mesmo ou à sua família. Schumer mencionou especificamente a moeda meme $TRUMP, planos para um novo hotel Trump em Dubai e um novo campo de golfe no Catar.

O senador republicano Rand Paul, do Kentucky, um dos membros mais rebeldes de seu partido, disse que seria um erro se Trump pegasse o avião.

“Acho que não vale a pena a aparência de impropriedade”, disse ele ao programa “Jesse Watters Primetime”, da Fox News, na noite de segunda-feira. “Eu não aceitaria.”



Veja Mais