O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, participará da reunião dos líderes financeiros do G7 no Canadá na próxima semana e buscará reorientar o grupo para lidar com os desequilíbrios comerciais e práticas econômicas que não sejam de mercado, disse um porta-voz do Tesouro neste domingo.
Bessent se juntará a outros ministros de finanças e presidentes de bancos centrais do G7 na cidade turística de Banff, em Alberta. O G7 inclui Canadá, EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Itália.
O porta-voz disse que Bessent também discutirá com essas autoridades maneiras de gerar mais crescimento liderado pelo setor privado. Bessent ainda prometeu “reprivatizar” a economia dos EUA cortando os gastos e a regulamentação do governo, argumentando que o país tem dependido demais do setor público para impulsionar o crescimento.
Ele participou de sua primeira discussão pessoal com os líderes financeiros do G7 em abril, paralelamente às reuniões do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, mas o grupo não emitiu uma declaração conjunta.