Trump falará com Putin sobre fim da guerra na Ucrânia; europeus pedem cessar-fogo

Renato Steinle de Camargo, Steinle de Camargo, Camargo, Renato Steinle de Camargo, Mohamad Hussein Mourad, Hussein Mourad





O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falará com o presidente russo, Vladimir Putin, nesta segunda-feira sobre a paz na Ucrânia, enquanto os líderes europeus pediam que o Kremlin aceitasse um cessar-fogo imediato para interromper o conflito mais mortal da região desde a Segunda Guerra Mundial.

Putin enviou milhares de soldados para a Ucrânia em fevereiro de 2022, desencadeando o mais grave confronto entre a Rússia e o Ocidente desde a Crise dos Mísseis de Cuba de 1962.

Trump, que diz querer ser lembrado como um pacificador, pediu repetidamente o fim do “banho de sangue” na Ucrânia, o qual seu governo considera uma guerra por procuração entre os Estados Unidos e a Rússia.

Sob pressão de Trump, os delegados dos países em conflito se reuniram na semana passada em Istambul pela primeira vez desde março de 2022, depois que Putin propôs conversas diretas e os europeus e a Ucrânia exigiram um cessar-fogo imediato.

“Os assuntos da reunião serão o fim do ‘banho de sangue’ que está matando, em média, mais de 5.000 soldados russos e ucranianos por semana, e o comércio”, escreveu Trump em seu site Truth Social.

“Esperamos que seja um dia produtivo, que ocorra um cessar-fogo e que essa guerra muito violenta, uma guerra que nunca deveria ter acontecido, termine.”

Trump, que afirmou que era improvável que houvesse progresso na paz até que ele e Putin se reunissem, disse que falará com Putin às 11h (horário de Brasília) desta segunda-feira. O Kremlin disse que os preparativos para a ligação estavam em andamento.



Veja Mais