Presidente está em viagem à China e só conseguirá chegar ao evento, em Montevidéu, por volta das 17h de quinta-feira, 15
O velório do ex-presidente do Uruguai José Mujica, que inicialmente acabaria às 15h de quinta-feira, 15, vai se estender por mais algumas horas para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possa comparecer. A informação foi divulgada pelo jornal uruguaio El Observador e confirmada posteriormente pelo El País do Uruguai.
Lula está em viagem à China e só conseguirá chegar ao velório, em Montevidéu, por volta das 17h de quinta-feira. De Pequim, ele afirmou a jornalistas que faz questão de despedir de Mujica, com quem manteve uma forte relação de amizade nas últimas décadas.
“Eu pretendo, chegando à Brasília, ir ao enterro do Pepe Mujica porque eu acho que o mínimo que a gente tem que fazer é se despedir das pessoas que serviram de referência para gente”, afirmou.
Antes, nas redes sociais, Lula já havia se manifestado sobre a morte de Mujica. O presidente destacou que a vida do amigo foi um exemplo “de que a luta política e a doçura podem andar juntas”.
“Amanheci em Pequim com a triste notícia de que Pepe Mujica partiu hoje, nos deixando cheios de tristeza, mas também de muitos aprendizados. Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego”, escreveu.
O velório começou com um cortejo que saiu do prédio da Presidência do Uruguai e vai passar pela sede do grupo político Movimento de Participação Popular até o Palácio Legislativo. Lá o público poderá se despedir de Mujica e prestar homenagens. A expectativa é que o corpo seja cremado na quinta-feira.