Premiê da Itália voltou a apoiar os esforços pela paz
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, conversou nesta terça-feira (20) com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para discutir todos os esforços para alcançar um cessar-fogo na guerra deflagrada pela Rússia há mais de três anos.
Em uma publicação no X, o líder ucraniano enfatizou que teve “uma conversa boa” com Meloni, “como sempre, com ideais interessantes”. Os dois também falaram sobre as discussões com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e os líderes europeus.
Ontem, Meloni participou de um telefonema com o republicano, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, o presidente da França, Emmanuel Macron, o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, antes das ligações entre Trump e o mandatário da Rússia, Vladimir Putin, e com Zelensky.
Na ocasião, a Itália voltou a defender ” uma paz justa e duradoura na Ucrânia, destacando a importância de um cessar-fogo imediato e incondicional”.
“Estamos coordenando nossas posições. A Itália apoia todos os esforços para alcançar uma paz genuína. Concordamos em manter contato sobre os próximos passos”, escreveu Zelensky.
Segundo ele, a ligação também abordou “possíveis plataformas para negociações com os russos”, tendo em vista que “um cessar-fogo é necessário para salvar vidas”.
“Uma diplomacia honesta é necessária. A Ucrânia está pronta e é essencial garantir que a Rússia esteja pronta para realmente encerrar a guerra”, concluiu. .